Gastronomia
Uma vida simples, tradicionalmente rural, levou a que os povos desta região serrana engenhosamente procurassem a sua autossuficiência, abastecendo-se nos seus próprios teres e haveres, utilizando recursos do cultivo das suas terras, da pastorícia e da criação de animais de capoeira e pocilga, para aquilo que mais falta lhe fazia: a alimentação.
Por isso mesmo é que, na frugalidade duma cozinha de subsistência alimentar, mas bem apaladada, podemos hoje encontrar uma variedade de alimentos confeccionados com base na originalidade que nos foi legada através dos tempos, pela inventiva e persistência das gentes humildes destas redondezas.
Esta região foi habitada pelos árabes, deles subsistindo muitos dos hábitos assimilados e continuados até ao presente. Estão neste caso os alimentos, em especial os lacticínios, os frutos, os cereais e os legumes. Também as sopas, que os árabes designam por Tharid, se assemelham às nossas sopas regionais, já que são feitas de pão migado embebido em caldo de carne fervida com ervas aromáticas, mormente a hortelã da horta.