Home Assembleia de freguesia Executivo Serviços Comissão Social Sobre Fátima Turismo e Lazer Contactos Notícias Informações Úteis Contactos Úteis
Início » Sobre Fátima »

Heráldica

A heráldica diz respeito à ciência e à arte de descrever brasões. Conheça aqui a descrição do brasão da cidade de Fátima, da respetiva bandeira e o logótipo.

Escudo de azul, imagem de Nossa Senhora de Fátima, com auréola de ouro, entre e a áurea é dextra e um de azinheira, de ouro, à sinistra. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas «FÁTIMA».

BANDEIRA: esquartelada de azul e amarelo. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro. 

SELO BRANCO: nos termos da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Fátima: Ourém».

IMAGEM: Nossa Senhora apareceu, foi vista por três crianças e foi pela descrição delas que foi feita a imagem. Não pode haver símbolo mais forte para representar a Freguesia de Fátima, no seu brasão e na sua bandeira. Por isso a imagem aparece no centro do escudo, ligeiramente abaixada para significar a "descida" de Nossa Senhora à Terra, figurando a imagem no lugar principal do escudo. É de branco (termo correcto em Heráldica: Prata), a cor natural e predominante da imagem que está no Santuário. Não tem espaço por cima ocupado, para indicar que veio de "cima", ou seja do Céu. Habitualmente a imagem de Nossa Senhora de Fátima é representada com a coroa real, de ouro e com os três pastorinhos ajoelhados. Em rigor Heráldico, a imagem a quem compete a coroa é a Nossa Senhora de Vila Viçosa, a quem El-Rei D. João IV ofereceu a coroa. Não consta que os pastorinhos tenham visto "uma Senhora coroada".

RAMO DE AZINHO: Tem três significados, no primeiro para simbolizar a azinheira onde a Virgem "pousou", no segundo para simbolizar o orágo da Freguesia, Santo António, que em Heráldica se representa por um dos seus atributos: uma cruz com doze cascudos de azinho e no terceiro, a par com a rosa heráldica, simboliza a agricultura e a ruralidade da Freguesia.

ROSA HERÁLDICA: Na parte de cima, à esquerda de quem olha, está uma rosa Heráldica, figura que simboliza a agricultura e a ruralidade da Freguesia e também Nossa Senhora a Rosa Mistica. Neste caso simboliza a "Rosa de Ouro", uma oferta raramente concedida, por grande dignidade, pela Santa Sé, que galardoou o Santuário com a mencionada "Rosa de Ouro", que simboliza e representa também a Basílica, as Igrejas, as Capelas e mais lugares de oração, recolhimento e estadia religiosa de Fátima. Não há forma consagrada em Heráldica para representar templo, por fachada, por exemplo. Equilibra-se com o azinho. Convida à oração e sugere os famosos sinos da Basílica, cujo som é transmitido para todo o Mundo pela rádio e televisão.

FUNDO DO ESCUDO: É azul, também cor de Nossa Senhora na Heráldica.

COROA MURAL: Coroa mural de prata de cinco torres, por a Freguesia ter sede em Cidade.

LISTEL: É de branco. O conjunto coroa mural de branco e imagem de branco, aponta para que o listel seja também de branco. Nele consta apenas a palavra "FÁTIMA", uma alusão subtil àquela que se diz ter dado o nome ao lugar: Fatema ou Fatma, a moura nobre que foi cativa do Cavaleiro Templário Gonçalo Hermingues, com que se casou depois de se converter ao catolicismo, tomando o nome de Oriana ou Ouriana (dando origem ao nome de Ourém, nome do Município a que a Freguesia de Fátima pertence), donde proveio uma senhora que, pela sua conversão e pelo seu casamento, se tornou portuguesa de pleno direito.

Está dividida em oito quadrados. Tem de se tirar a cor ou as cores de algo contido no escudo. Foi escolhida a cor amarela/azul, aquela que esteticamente, liga melhor com a cor do escudo. De acordo com as regras, o cordão (à volta da bandeira/estandarte) e as borlas são de ouro e azul. Por lei, a haste e lança são de ouro.

Os elementos do Logótipo:

Milagre (sol)

A forma arredondada remete-nos para o milagre do sol. Foi a última aparição de Nossa Senhora que já naquela altura trouxe milhares de pessoas ao lugar de Fátima.

Localização (“monte”)
Este elemento representa duplamente a cidade e a freguesia. A sua geografia, a sua localização. Fátima está no alto de um monte e preserva características rurais e urbanas o que a tornam num local especial.

Simbolismo (Azinheira e Nossa Senhora de Fátima)
A azinheira destaca-se pelo seu simbolismo, a Aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Por outro lado, a azinheira é também um símbolo da freguesia, já que não há praticamente uma rua onde não se encontre uma.
 
Videntes de Fátima (Pastorinhos)
São os protagonistas das Aparições. Três crianças naturais da freguesia de Fátima que tiveram o privilégio de ver Nossa Senhora.

Cor
O azul para além de ser similiar à cor do brasão da Freguesia de Fátima, é também uma das cores que está normalmente associada à imagem da Virgem Maria, e que transmite serenidade.  

Disposição dos elementos
A posição dos pastorinhos, em cima do “monte” revela que estão em Fátima e que a cidade fica no alto. A azinheira está colocada de forma a ser o centro da atenção dos pastorinhos. A forma arredondada que envolve o “monte”, os pastorinhos e Nossa Senhora na azinheira representam o milagre que Fátima presenciou.