Home Assembleia de freguesia Executivo Serviços Comissão Social Sobre Fátima Turismo e Lazer Contactos Notícias Informações Úteis Contactos Úteis

Cultura
Junta de Freguesia entrega prémios Tabula Rasa

Os prémios Tabula Rasa 2021-2023 foram entregues no passado sábado, 13 de julho, num jantar organizado pela Junta de Freguesia que decorreu no Hotel Lux Mundi.

Para além do júri que justificou as obras vitoriosas, estiveram presentes os premiados, a Vice-Presidente do Município de Ourém, Vereadora Isabel Costa, também responsável pelo pelouro da cultura, a representante da Assembleia Municipal, Ana Vieira, o Pe. Joaquim Ganhão como representante do Santuário de Fátima, bem como o Presidente da Assembleia de Freguesia, José Poças das Neves e restante Executivo.

Esta iniciativa foi apresentada pelo Comissário do Festival, Renato Epifânio, também responsável pelo Movimento Internacional Lusófono e pela Revista Nova Águia que colaboraram, desde a primeira edição, na organização do Festival Literário de Fátima – Tabula Rasa.

De periodicidade bianual, o Festival não se realizou em 2021 devido à pandemia COVID passando para o ano de 2023 que, devido a várias condicionantes, foi cancelado após já ter a sua programação delineada. As obras premiadas já tinham sido divulgadas e como tal os responsáveis do Tabula Rasa optaram pela realização de uma cerimónia mais restrita para a entrega dos prémios.  

Fica a incerteza da realização do próximo Festival Tabula Rasa, contudo a cerimónia realizada no passado sábado foi digna de ser apreciada.

 PREMIADOS

LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Justificação: Maria Luísa Francisco

A fuga de Frank de Ana Sofia Lopes

Ilustrações de Olga Neves

(Ed. Alfarroba)

 

POESIA

Justificação: António José Borges

Caderneta de Lembranças de A. M. Pires Cabral

(Ed. Tinta da China)

 

FICÇÃO

Justificação: Annabela Rita

Um Cão no Meio do Caminho de Isabela Figueiredo

(Ed. Caminho)

 

FILOSOFIA

Justificação: Luís Lóia

Kant, Pensador da Terra de Leonel Ribeiro dos Santos

(Ed. Colibri)

 

GRANDE PRÉMIO “TABULA RASA VIDA E OBRA”: José Carlos Seabra Pereira

Justificação: António Braz Teixeira